Seja um Parceiro da Rádio Web Underground Lágrima Psicodélica

Galera, vamos lá, se você tem um blog ou site, seja parceiro da Rádio mais ROCK AND ROLL do universo.
CLIQUE AQUI E SEJA PARCEIRO DA RWULP
_____________________________________________

Todas as postagens presentes nesse blog também estão presentes nos
seguintes endereços:
- www.lagrimapsicodelica.blogspot.com
- www.theocho888.blogspot.com

_____________________________________________

Quinzenalmente apresento o programa KOMBI DO ROCK
na Rádio Web Underground Lágrima Psicodélica.
Programa destinado a todas vertentes do ROCK AND ROLL!!!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Syd Barrett

Biografia retirada do site oficial de Syd Barrett e traduzida por esse que vos escreve.

-----------------------------------

Syd 'Roger Keith' Barrett (1946-2006) foi o 'front man' original e compositor do Pink Floyd. Amplamente visto como um gênio musical, ele foi um pioneiro indiscutível da cena underground nos anos 60, e continua a ser uma fonte de fascínio inexorável para jornalistas e fãs de música.

Apesar de ter passado pouco mais de dois anos com o Pink Floyd, o jeito de compor de Syd era parte integrante do som experimental do grupo - suas obras ficaram distanciadas da música norte-americana. Inspirado pelo Rhythm and Blues de muitos de seus contemporâneos. Em 2001, quando o Pink Floyd lançou Echoes, The Best of Pink Floyd, mais de um quinto das faixas presentes na compilação foram compostas por Syd.

Da mesma forma, as composições solo de Syd pareciam por vezes caprichosas e comoventes, por vezes hipnóticas e dispersas. Músicos tão diversos como David Bowie, Michael Stipe, Robyn Hitchcock e Graham Coxon e tantos outros foram influenciados pela música de Syd - mesmo que este tenha apenas dois álbuns gravados e uma coleção de outtakes gravadas entre 1969 e 1970.

Syd 'Roger' Barrett nasceu em 6 de janeiro de 1946 em 60 Glisson Road, Cambridge, o quarto de cinco filhos do casal Max e Winifred Barrett. Ainda em sua infância, a família mudou-se para 183 Hills Road, e foi aqui que o seu talento criativo tornou-se evidente: como um adolescente, Roger começou a freqüentar aulas de arte extra sábado de manhã na Homerton College. A família ainda viviam em Hills Road, quando, em dezembro de 1961, Max Barrett faleceu. A perda de seu pai teve um efeito profundo sobre o Roger jovem que tinha apenas 15 anos de idade.

Nesse tempo Roger, já tinha começado a tocar guitarra e gostar música, ganhou o apelido de "Syd" depois de Sid Barrett, um baixista que havia tocado na Riverside Cambridge Jazz Band. Ao deixar a escola, ele foi aceito para um curso preparatório de artes na Universidade de Cambridge College of Arts and Technology (agora parte da Anglia Ruskin University).

O amor de Syd pela música cresceu quando ele conheceu outros músicos de sua idade. Tocou em bandas e passou muitos domingos e "jamming lunchtimes" com seu colega David Gilmour e outros jovens aspirantes a música.

Em 1964, Syd estava matriculado na Camberwell College of Arts em Londres. Enquanto ele se mostrou um talentoso pintor, ele também se tornou fortemente envolvido com a cena musical underground. Em 1965, juntou-se ex-colega de Roger Waters no grupo que viria a se tornar "The Pink Floyd Sound", e, finalmente, 'Pink Floyd', nomeado por Barrett, inspirados nos músicos, Pink Anderson e Floyd Council. Como cantor, compositor e guitarrista, Syd foi a peça fundamental por trás dos sons de improviso - não menos importante, Interstellar Overdrive - que dominou primeiros shows do Pink Floyd no clube UFO em Tottenham Court Road.

Como a banda começou a experimentar o sucesso comercial, eles estavam cada vez mais satisfazendo as exigências da indústria da música. As constantes turnês, entrevistas de televisão e a obrigação de tocar seus singles repetidamente para satisfazer os fãs, começaram a produzir os seus efeitos. Syd se desencantou com os novos rumos do grupo, e deu sinais de que estava sofrendo com a pressão da fama.

Em 1968, Syd deixou o Pink Floyd e depois de gravar dois álbuns solos, se retirou da cena social de Londres. Ele encontrou consolo na solidão e no anonimato, e retornou à pintura, seu primeiro amor criativo, produzindo grandes telas abstratas e obras impressionistas. Syd se tornou mais uma vez, um homem tímido, mas contente, satisfeito com visitas regulares da família e muito querido pelos comerciantes locais e vizinhos. Ele viveu firmemente no presente, ele não mostrou nenhum interesse em seu passado, nem qualquer desejo de explorá-la. Foi desiludido pelo sucesso comercial. Isso, combinado com o desinteresse total no materialismo, teve um profundo efeito sobre sua arte: uma vez que terminado uma pintura, ele a fotografava, e muitas vezes destruia a tela.

Syd 'Roger' Barrett morreu no dia 7 de julho de 2006, de complicações causadas pelo diabetes. Um concerto de homenagem foi realizado no Barbican, Londres, em maio de 2007, com contribuições de vários músicos, incluindo Damon Albarn, Chrissie Hynde, e Pink Floyd, que executou Arnold Layne. Uma série de eventos chamada The City Wakes foi realizada em Cambridge em outubro de 2008 para celebrar a vida de Syd, arte e música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário